Detran Secretaria de Planejamento e Gestão
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
e-CNH
 
Comunicado Importante

 

SUBSTITUIÇÃO DO JAVA NO E-CNHSP e NOVOS LEITORES BIOMÉTRICOS (DEDO VIVO)

 

A partir do dia 18 de setembro o Java será substituído definitivamente por uma nova solução tecnológica no sistema e-CNHsp.

Também a partir da mesma data, 18 de setembro, o sistema e-CNHsp funcionará apenas com leitores biométricos do tipo dedo vivo (Live Finger Scanner - LFS), conforme determinado no Comunicado da Diretoria de Habilitação do Detran.SP nº 13, de 05 de junho de 2017.

Em relação ao Java, todas as estações de trabalho que rodam o e-CNHsp deverão ser atualizadas. Para facilitar esse processo, a Prodesp desenvolveu uma nova versão do instalador e-CNHsp, compatível com todos os browsers e com as diferentes versões do Windows.

Esse instalador deverá ser obrigatoriamente baixado e executado em todas as estações de trabalho com o e-CNHsp, conforme instruções mais abaixo.

Cada perfil de usuário terá um prazo diferente para a atualização:

ALERTA IMPORTANTE: QUEM NÃO FIZER A ATUALIZAÇÃO QUE SUBSTITUIRÁ O JAVA OU ESTIVER USANDO LEITORES BIOMÉTRICOS QUE NÃO SEJAM DO TIPO DEDO VIVO NÃO CONSEGUIRÁ UTILIZAR O SISTEMA e-CNHsp A PARTIR DE 18.09.2017.

Os leitores biométricos do tipo dedo vivo homologados para uso com o e-CNHsp estão relacionados no site www.e-cnhsp.sp.gov.br (em “Serviços ao Usuário”, no canto inferior esquerdo, clique em “Leitores Biométricos”).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento Prodesp (através da Internet, em https://servicecenter.prodesp.sp.gov.br/arsys/ , ou do número 0800-604-32-64).

 

Procedimentos para atualização das estações de trabalho que rodam o e-CNHsp

Atenção:

a) Antes de iniciar a atualização, certifique-se de que não existam programas abertos, pois a máquina será reiniciada no final.

b) O Java não deve ser removido do computador.

1. Na página inicial do e-CNHsp (www.e-cnhsp.sp.gov.br), no menu “Serviços ao Usuário”, no canto inferior esquerdo, clique em “Instalador e-CNHsp”. Concluído o download, dê duplo clique sobre o arquivo “.exe” baixado. Atenção: aparecerá uma tela preta que não deve ser fechada.

2. Ao ser exibida a tela abaixo, clique em "Instalar".

 

3. Após a instalação, surgirá a tela a seguir. Clique em "Finalizar".

 

4. Será exibida a mensagem abaixo, avisando que o computador será reiniciado em instantes.

 

5. Após o computador reiniciar, verifique se o ícone do "E-sec SDK app" - - aparece próximo ao relógio do Windows. Caso isso não aconteça, entre em contato com a Central de Atendimento Prodesp (através da Internet, em https://servicecenter.prodesp.sp.gov.br/arsys/ , ou do número 0800-604-32-64).

 

 

DETRAN-SP - Todos os direitos reservados.                                                                           Rua Boa Vista, 209 - Centro - CEP: 01014-914 - São Paulo - SP