DNA PRODESP
INFORMATIVO MENSAL da Cia. de Processamento de Dados do Estado de São Paulo    28 de Dezembro/2012    Nº 34


Prova teórica online

Começou a ser adotado sistema de prova eletrônica para avaliar os conhecimentos teóricos dos candidatos a uma Carteira de Habilitação no Estado de São Paulo.

Desenvolvido pela Prodesp, o sistema foi implantado em dezembro nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) de Limeira, Cajamar e Indaiatuba. Gradativamente, a solução será levada para todas as Ciretrans do Estado.

Para se ter uma ideia da economia representada por esse sistema, basta dizer que deixarão de ser impressos ao ano cadernos de questões e gabaritos para cerca de um milhão de provas.

O sistema online também dá mais segurança a todo o processo, pois a liberação para o candidato fazer a prova ocorre mediante a leitura biométrica de sua impressão digital, certificando sua identidade.

Concebido em Java, o aplicativo trabalha com uma base de cerca de 500 questões, das quais 30 são selecionadas aleatoriamente para serem respondidas pelo candidato.

O sistema possui, ainda, módulo estatístico, com dados referentes ao número de presentes ao exame, ausentes, reprovados e aprovados. Outro benefício é que o resultado da prova pode ser disponibilizado ao candidato na hora.

Quem precisa estudar para a prova, tem à sua disposição no portal do Detran.SP, que também é desenvolvido pela Prodesp, um simulado online.

O exame teórico é exigido em duas situações: para quem deseja obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação e para motoristas habilitados antes de novembro de 1999 que vão renovar o documento.

Voltar