DNA PRODESP
INFORMATIVO QUINZENAL da Cia. de Processamento de Dados do Estado de São Paulo    28 de Dezembro/2012    Nº 34


Encontro sobre Segurança da Informação

O CSIRT Prodesp (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da Informação) participou , em agosto último, do 2º Colóquio Técnico promovido em Brasília pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

No encontro, o CSIRT Prodesp, criado em 2008, apresentou sua experiência no tratamento de incidentes de segurança em redes do Governo do Estado de São Paulo.

Apenas de janeiro a novembro de 2012, o CSIRT Prodesp deu tratamento a cerca de 6 mil incidentes relacionados a vírus e outros códigos maliciosos, páginas invadidas e desfiguradas e envio de spam, entre outras ocorrências.

O encontro de Brasília também discutiu assuntos relevantes relativos ao tratamento e resposta a incidentes de segurança por parte dos governos Federal e estaduais, como a onda de ataques DDoS (Negação de Serviço), a priorização de investimentos e o estabelecimento de canais para a troca de informações e experiências.

A troca de informações e a integração entre CSIRTs, estaduais e federais, permitem aprimorar o nível de segurança na área pública, por meio de ações proativas que são compartilhadas e do apoio técnico especializado na resolução de incidentes.

Em tempo: a Prodesp oferece a seus clientes consultoria especializada para criação de CSIRTs, segundo as melhores práticas de mercado, a ISO 27001 e recomendações do CERT.br, entidade responsável pela segurança da internet brasileira.


Voltar