Poupatempo é inaugurado em Aguaí e Salto
04/Fevereiro/2020

O Governo de São Paulo inaugurou no dia 1 de fevereiro os postos de atendimento do programa Poupatempo nos municípios de Aguaí, região centro-leste, e de Salto, no sudeste paulista.

Durante as inaugurações, Rodrigo Garcia, Vice-governador e Secretário de Governo, falou sobre o novo modelo de atendimento do Poupatempo. “O Poupatempo oferece serviços públicos de qualidade e de forma eficiente. Agora, precisamos fazer com que ele esteja presente também no celular das pessoas. O desafio do serviço público é esse, conseguir acompanhar a tecnologia para que o Poupatempo amplie a oferta de serviços digitais. Esse é o desafio da Prodesp”, afirmou.

Garcia destacou ainda que a “possibilidade de também oferecer serviços municipais, tanto presenciais quanto eletrônicos, vai aproximar cada vez mais o Estado do cidadão. Com um modelo de atendimento enxuto e eficiente, conseguiremos levar os serviços públicos do Governo de São Paulo para todos os 645 municípios paulistas”, finalizou.

Os postos de Aguaí e de Salto fazem parte de um projeto piloto do novo modelo de atendimento do Poupatempo. Mais modernas, inteligentes e com menor custo, as unidades manterão os atendimentos presenciais, no reconhecido padrão de qualidade do Poupatempo, e passarão a ofertar serviços digitais, trazendo mais comodidade e autonomia aos cidadãos.

Para o Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, o caminho para facilitar a vida do cidadão é ampliar a oferta de serviços e levar o padrão Poupatempo para todas as regiões do Estado, sem perder a eficiência do programa. “Esta unidade representa um novo modelo, muito mais eficiente e digital, que vai proporcionar a integração dos serviços oferecidos pelo Estado e o município, com um baixo custo. Vamos aprender muito aqui e, sem dúvida alguma, replicar esse modelo em todo o Estado”, ressaltou Neto.

O Poupatempo em Aguaí está localizado na Praça Tancredo Neves, 23, no Centro e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A unidade possui uma área de 277 metros quadrados e tem capacidade para realizar cerca de 240 atendimentos por dia, como RG, CNH, Sabesp, CDHU, declaração de matrícula e boletim escolar, além de serviços municipais como IPTU, Certidão Negativa de Contribuinte e Certidão Negativa de Imóvel, entre outros. No total, são 74 serviços oferecidos, sendo 34 deles virtuais.

Além da população do município, o posto também irá beneficiar habitantes da região, em cidades como Vargem Grande do Sul, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga e Espírito Santo do Pinhal.

Em Salto, a nova unidade foi inaugurada na Rua das Traíras, 85, bairro Salto de São José. O Diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explicou que o novo conceito do programa permite que os serviços oferecidos no Poupatempo sejam realizados por meio de Balcão Único, com atendentes capacitados para todo tipo de atendimento.

“O objetivo é aumentar nosso leque de opções, para que, de forma presencial ou virtual, o padrão Poupatempo de qualidade seja mantido e a população satisfeita com os serviços públicos do Estado e dos municípios”, destacou Macedo.

O Poupatempo em Salto possui uma área de 225 metros quadrados e tem capacidade para realizar cerca de 340 atendimentos por dia, como RG, CNH, Sabesp, CDHU, declaração de matrícula e boletim escolar, além de serviços municipais como IPTU, Certidão Negativa de Contribuinte, Certidão negativa de imóvel, entre outros. No total, são 75 serviços oferecidos, sendo 35 deles virtuais. A unidade funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Cada vez mais digital, o Poupatempo, programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, busca atender o cidadão ainda melhor. O novo formato permitirá a expansão para todo o Estado, seja por meio de totens, móbile, portal e unidades fixas, mantendo o atendimento presencial.