Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


Agilidade na emissão do documento do seu carro
12/janeiro/2018

Os prazos para licenciamento do veículo começam anualmente a partir de abril, mas muita gente já está aproveitando o pagamento do IPVA para fazer o licenciamento antecipado. Por isso, desde dezembro, uma força tarefa da Prodesp está focada na emissão, envelopamento e distribuição de milhões de documentos que devem chegar às mãos dos cidadãos.

Para auxiliar nessa operação, foram adquiridos três equipamentos que automatizam o trabalho de envelopamento, gerando maior qualidade, agilidade e segurança para o processo.

Com a proximidade do período de licenciamento e a possibilidade de solicitar o certificado antecipado junto com o pagamento do IPVA, a operação vive, agora, um de seus momentos de pico. Nesta época, as máquinas chegam a envelopar por hora perto de três mil CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Além dos equipamentos, 26 funcionários se revezam em três turnos de trabalho, divididos nas funções de operação, esteira, corte, preparação dos lotes e operação de impressoras.

Com isso, até o último dia 10 de janeiro, mais de 900 mil documentos já haviam passado pelas etapas de impressão, preparação, manuseio e expedição para os Correios. A estimativa é de que, até o final de março, o número chegue a três milhões e meio de CRLVs postados. Até dezembro, serão seis milhões.

Vale lembrar que, para dirigir pelo território nacional, o proprietário de veículo tem como obrigação manter a documentação em ordem e o CRLV renovado anualmente. No caso do IPVA, o valor de 2018 pode ser consultado na internet. Basta informar a placa e o número do Renavam do carro.

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov