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Poupinha é destaque em evento de tecnologia
19/maio/2017

O sucesso do atendente virtual do Poupatempo foi debatido por especialistas no evento Meeting Digitalks 2017, no último dia 17 de maio, em São Paulo. O Poupinha está disponível para ajudar os usuários do Poupatempo no portal www.poupatempo.sp.gov.br, no canto inferior direito da tela, ou pelo Messenger, no Facebook, no link: https://www.messenger.com/t/PoupinhaSP

"O Poupinha vem ajudando o Poupatempo a atender melhor os usuários, facilitando os agendamentos e o acesso às informações sobre serviços", explicou Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp.

Em menos de cinco meses, o Poupinha trocou mais de 14 milhões de mensagens e concluiu com sucesso mais de 400 mil agendamentos, atendendo um número superior a seis mil usuários por dia em média.

Ilídio estava acompanhado de Rodrigo Scotti, presidente da Nama - Inteligência Artificial, empresa que desenvolveu a tecnologia do Poupinha. Scotti disse que a explicação para o sucesso do Poupinha é o fato de que ele é muito fácil de interagir pelo computador ou pelo celular, e resolve o problema do Poupatempo, que tem usuários de todas as classes sociais e todas as faixas de renda. "Ele responde com linguagem natural bastante compreensível a todos de forma rápida e objetiva, como as pessoas esperam hoje em dia."

Segundo Scotti, a tecnologia dos chamados 'chatbots', os robôs de atendimento que utilizam inteligência artificial, é vista atualmente como a principal aposta das empresas, no mundo inteiro, para melhorar o atendimento ao público. "O Poupatempo está sendo pioneiro nos serviços públicos do Brasil ao usar essa tecnologia", disse.

Questionado pelos especialistas presentes sobre as inovações que serão incorporadas ao Poupinha, o presidente da Nama disse que ele tende a ficar cada vez mais 'inteligente', na medida em que amplia o banco de dados de respostas. "Quanto mais ele interage, mais aprende", explicou Scotti. Além disso, ele terá um repertório cada vez maior de informações sobre todos os serviços do Poupatempo. "A filosofia do Poupatempo é facilitar a vida dos cidadãos, e estamos usando as tecnologias mais avançadas para atender cada vez melhor", destacou Ilídio machado, lembrando que os serviços do Poupatempo são considerados bons ou ótimos por 99% dos usuários.


Mobile Time
O Poupinha também foi destaque no site especializado em tecnologia digital e telecomunicações móveis Mobile Time. Segundo o site, a Nama, empresa que criou a tecnologia do chatbot do Poupatemo, registrou um crescimento de 65% na quantidade de mensagens trocadas entre cidadãos e seu sistema no Facebook Messenger. Os números foram apresentados no Fórum de Desenvolvedores do Tela Viva Móvel. "Em um mês, a quantidade de mensagens no bot de serviços do Poupatempo saltou de 8,5 milhões para 14 milhões".

“O crescimento acontece porque o Governo do Estado de São Paulo começou a investir mais em marketing para o bot”, explicou Scotti à Mobile Time. O bot criado pela empresa de inteligência artificial teve outros recordes entre abril e maio. A quantidade de agendamentos virtuais passou de 218 mil para 385 mil, um incremento de 76,6%. A média de usuários que usam o bot diariamente também aumentou, de 5 mil para 6 mil pessoas.

Leia mais sobre o sucesso do Poupinha na mídia e redes sociais: https://storify.com/poupatemposp/o-sucesso-do-poupinha

 

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