Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


Governo de São Paulo investe em telefonia IP
22/Agosto/2016

O Governo do Estado de São Paulo aposta na tecnologia VoIP (voz sobre IP) para modernizar sua infraestrutura de comunicação de voz e reduzir os custos com ligações telefônicas entre suas unidades.

De acordo com o Decreto nº 62.151, de 16 de agosto de 2016, a Prodesp será a responsável por viabilizar a prestação desse serviço a órgãos e entidades estaduais por meio da rede Intragov.

Com essa finalidade, no dia 18 de agosto a Prodesp publicou o edital para contratar a solução tecnológica que será utilizada no projeto, cujo pregão eletrônico está programado para acontecer no dia 19 de setembro próximo.

Dimensionada para atender a todo o Estado, a licitação está dividida em dois lotes: LOTE 01 - Serviço de comunicação de voz e vídeo (SCV2), com instalação, operação, manutenção, suporte técnico e gerenciamento; e LOTE 02 - Serviço Telefônico Fixo Comutado no modelo centralizado, para o tráfego de chamadas originadas em unidade governamental destinadas a usuários da rede telefônica pública comutada.

Os órgãos estaduais deverão, prioritariamente, aderir aos contratos que vierem a ser firmados pela Prodesp. A contratação dos serviços por meio de outros instrumentos contratuais será possível, mas estará condicionada à elaboração de estudo técnico e econômico-financeiro pelo órgão e à aprovação do Secretário de Governo.

Além da economia nos gastos com ligações fixo-fixo e fixo-móvel entre as unidades do Governo com o uso da tecnologia VoIP, a gestão centralizada dos serviços telefônicos facilitará a contratação por todos os órgãos do Governo, de forma padronizada e rápida (adesão ao contrato). Também haverá um salto de qualidade na infraestrutura de comunicação do Estado com a oferta de novos recursos, como videoconferência, e a minimização da obsolescência de equipamentos, em função da contratação “as a service”.

O modelo de licitação única para todo o Estado é o mesmo utilizado com sucesso há mais de 15 anos para operacionalização da Intragov, que contempla a intranet e o ambiente internet do Governo do Estado de São Paulo e cuja gestão tecnológica e contratual também é responsabilidade da Prodesp.

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov