Prodesp apresenta programa SP Sem Papel para as Secretarias do Governo de São Paulo

19 de junho de 2019

Foi um sucesso a apresentação oficial do programa ‘SP Sem Papel’ do Governo do Estado de São Paulo na Sede da Prodesp, na terça-feira, dia 18. A data entra para a história como um marco do início da transformação da administração estadual, segundo o Presidente da Prodesp, André Arruda. O SP Sem Papel tem por objetivo reduzir ou eliminar gradualmente o trâmite de papel entre os órgãos da administração estadual, e também na relação do governo com os municípios e com o cidadão.

“É um projeto de Estado e foi recebido com grande entusiasmo pelos convidados, que prometeram engajamento para colocar o plano em prática dentro dos prazos previstos”, afirmou. Participaram do evento 48 representantes de 25 Secretarias e órgãos do governo. Eles foram recepcionados na praça de entrada da Prodesp e passaram por um sistema de reconhecimento facial. Em seguida, foram para a Sala do DPS Center, onde o Presidente da Prodesp fez a apresentação do projeto que vai economizar 80% do volume de papel que circula hoje na Administração do Estado.

“Agora, cada secretaria ou órgão do governo ficou com a responsabilidade de indicar os responsáveis com dedicação exclusiva para implantar o programa nas suas áreas”, explica André Arruda. Ao fim da apresentação, foram abertas as persianas do local que permitiu a visão da sala de controle sob a cúpula do Datacenter onde ficam as áreas de Service Desk e Monitoramento. Em seguida, os convidados foram subdivididos em duas turmas para a visita às três salas-cofre que ficam no subsolo.

O programa SP Sem Papel prevê ações de desburocratização e a adoção de processos de tramitação e controles de demanda totalmente digitais. A implantação começará pelas Secretarias da Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Governo e Casa Civil, além da Prodesp. Posteriormente, ainda em 2019, será estendida para todas as demais pastas. Até o final do ano, todos os processos, de toda a Administração Direta, serão digitais. Em 2020, serão digitalizados os processos da Administração Indireta.

Com a instituição do processo digital, a Administração ganha em eficiência e sustentabilidade, reduzindo gastos com papel, impressão, transporte e correios. O acesso via Internet permite a produção e encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata.

Segundo André Arruda, a Prodesp criou um portal para o programa SP Sem Papel, o que dará mais transparência ao trâmite dos documentos, permitindo pesquisa simplificada em tempo real. Além disso, vai facilitar o trabalho dos servidores, com a elaboração de documentos a partir de modelos padronizados. O sistema vai garantir maior confiabilidade, destaca ele, pois a autenticidade dos documentos será assegurada por meio de assinatura digital – única ou em lote.

Para garantir o sucesso da implantação, os servidores serão treinados para utilizar o SP Sem Papel com apoio da Fundação Vanzolini. Além da capacitação presencial de multiplicadores de cada secretaria, serão disponibilizados tutoriais e treinamento pelo sistema EaD (ensino à distância).

“A Prodesp tem por missão contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras, e é exatamente isso que a empresa está fazendo agora, com o programa SP Sem Papel”, destaca André Arruda. “Todos os funcionários da empresa podem sentir-se orgulhosos de contribuir para esta revolução digital que dará eficiência e economia à Administração Estadual”, acrescenta o presidente da Prodesp.

Mais informações no link http://www.prodesp.sp.gov.br/Hotsite-Sem-Papel/index.html