Prodesp ganha Prêmio Pró-Equidade de Gênero e Raça

19 de novembro de 2021

Premiação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos reconhece organizações que fomentam igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho

A Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo é uma das companhias contempladas na sexta edição do Prêmio Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal. Entre as ações que levaram ao reconhecimento estão a criação interna de um Comitê de Equidade e de um plano de ação relacionado ao respeito à diversidade e ao combate aos assédios moral e sexual, que, entre outras iniciativas, incluiu palestras, treinamentos e uma campanha de comunicação com o mote #somostodosiguais.

A Prodesp e demais empresas premiadas passam a ter o direito de usar o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido a fim de fomentar a igualdade de gênero e raça e de eliminar todas as formas de discriminação no mundo corporativo. Para conceder o selo, os organizadores do prêmio avaliaram as ações de equidade de 122 empresas e outras organizações no período de 2016 a 2018. Desse total, 65 comprovaram seu alinhamento com a equidade de gênero e raça e foram premiadas.

“Receber esse prêmio é o equivalente a ganhar uma certificação de que a empresa tem compromisso com a oferta igualitária de oportunidades para seus empregados e empregadas e com a promoção da cidadania. Temos muito orgulho do trabalho que desenvolvemos nesse sentido”, diz o presidente da Prodesp, André Arruda.

“As atividades realizadas no período analisado pelo prêmio foram essenciais para assumirmos atitudes que na época eram consideradas boas práticas e que hoje estão consagradas em leis, como ter um Código de Conduta e um Programa de Integridade”, pontua o Gerente Financeiro e integrante do Comitê de Equidade da Prodesp, Alex Sandro da Silva.

Criada em 2005, a iniciativa tem o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho – OIT (Escritório no Brasil) da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.