Prodesp desenvolve ambiente digital para inscrição dos municípios no programa “Nova Frota – SP Não Para”

15 de março de 2022

O Governo do Estado lançou recentemente a plataforma digital “Nova Frota – SP Não Para”, que conta com área logada desenvolvida pela Prodesp, para facilitar o acesso das 645 prefeituras paulistas à aquisição de veículos e maquinários, para melhorias na prestação de serviços públicos aos cidadãos de São Paulo. A interface do site foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Estadual (Secom).

Para acessar o portal, cada prefeito recebeu, em seu e-mail, o usuário e senha individuais. No sistema, é possível escolher até cinco prioridades de equipamentos de acordo com necessidade do município. A ferramenta possibilita também que os responsáveis pelo programa acompanhem o preenchimento dos formulários, podendo exportar relatórios em Excel com as definições de prioridades de todas as cidades, e inclusive utilizar as informações para cobrar as prefeituras que ainda não tenham finalizado o processo. A plataforma digital ainda permite a impressão de um Ofício com as informações de cada município, para a formalização do acordo entre Governo e Prefeitura, quando serão divulgados quais e quantos veículos serão disponibilizados.

“A inserção do número de veículos é uma opção exclusiva para os administradores do programa, que facilita a distribuição de equipamentos aos municípios. Os usuários podem subir uma planilha Excel com todas as informações do quantitativo de uma única vez, ou editar no próprio sistema. No final, podem extrair relatórios de quantidades por cidade ou por veículos e equipamentos. Essa foi uma facilidade que agradou muito o cliente”, diz Silvia Ferreira Santos, analista da Prodesp responsável pelo desenvolvimento das funcionalidades.

Durante o mês de março, a Secretaria de Desenvolvimento Regional entrará em contato com as prefeituras que serão contempladas para orientação e encaminhamento às formalizações necessárias, sendo que o quantitativo de máquinas que cada cidade receberá será definido levando em consideração critérios como população e outros indicadores técnicos relacionados aos programas de cada secretaria.

O Governo do Estado tem um investimento previsto de mais de R$ 1 bilhão para a aquisição de 3 mil equipamentos, fortalecendo a economia dos municípios, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos e impulsionando o desenvolvimento econômico local. O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Secretaria de Governo e Casa Civil, além da parceria das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Direitos da Pessoa com Deficiência, Infraestrutura e Meio Ambiente, e Saúde.

Entre as opções, estão veículos como ambulâncias, caminhões de coleta e caminhões pipa e vans e máquinas pesadas como tratores, moto niveladoras, trituradores de galho de grande porte, retroescavadeiras, entre outras. Inicialmente o programa terá à disposição cerca de mil máquinas pesadas e dois mil veículos.