Governo do Estado de São Paulo lança versão mais moderna e acessível do Diário Oficial

25 de maio de 2023

Idealizado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp, a novidade marca uma nova era no processo de digitalização e transparência das informações governamentais

O Governador Tarcísio de Freitas anuncia nesta quinta-feira (25), no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento do novo Diário Oficial do Estado de São Paulo. Idealizado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com execução da Prodesp, a reformulação da ferramenta marca uma importante atualização no seu formato digital, por meio de uma plataforma mais moderna e acessível aos usuários.

A gente sempre incluiu a digitalização como um passo fundamental, o estado mais rico do Brasil ainda era atrasado do ponto de vista digital e prestação de serviços públicos. Por isso, criamos uma Secretaria de Gestão e Governo Digital. Parecem passos simples, mas que mudam a vida do cidadão. O novo Diário Oficial reforça a publicidade e a transparência como princípios da administração pública”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

“O novo Diário Oficial de São Paulo representa um marco importante na nossa busca por uma administração digital, transparente e eficiente. Com essa renovação, estamos reforçando nosso compromisso de facilitar o acesso à informação para todos os cidadãos paulistas”, ressaltou o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

A versão reformulada do Diário Oficial do Estado de São Paulo reflete o compromisso do Governo do Estado em adotar tecnologias inovadoras e eficientes para melhor atender às necessidades dos cidadãos. A plataforma digital passou por uma renovação completa, com layout mais moderno e recursos aprimorados de busca, tornando mais fácil e rápido o acesso, e continuará a fornecer informações cruciais, como decretos, leis, nomeações e demissões, contribuindo para a transparência e a prestação de contas do governo estadual.

“Com mais de 130 anos de história, o Diário Oficial tem grande valor para os órgãos da administração pública e para a população. Essa entrega do novo DO vem com ferramentas importantes para a acessibilidade e demonstra como o Governo de São Paulo pretende modernizar, adotar o digital e alcançar aquele nosso objetivo que é ter um só Estado para cada cidadão. O Diário Oficial do Estado vai permitir que as pessoas acessem todas as suas informações de uma forma mais intuitiva, o que vai aumentar a acessibilidade e a transparência”, explicou Gileno Barreto, presidente da Prodesp.

Está sendo construída ainda a integração entre o novo DOESP e o Sistema Eletrônico de Informações – SEI!, o que será outro avanço significativo, permitindo uma fluidez maior na tramitação e publicação dos atos administrativos, trazendo mais agilidade aos processos e garantia de que as informações estarão disponíveis de forma integrada, certificada e de fácil acesso tanto para o governo quanto para os cidadãos.

Além disso, a plataforma estará acessível em diferentes dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones, garantindo a acessibilidade e o alcance a um número ainda maior de pessoas.

Sobre o Diário Oficial de SP

O Diário Oficial do Estado de São Paulo é uma publicação oficial onde os cidadãos têm acesso a informações públicas, como exonerações, aposentadorias, admissões, nomeações, designações, afastamentos, demissões, processos judiciais e a lista de inadimplentes do IPVA.

As empresas também podem se informar sobre balanços, atas, convocações, alterações de firmas individuais e sociedades limitadas, atos do Tribunal de Justiça, editais de intimação, despachos em processos cíveis e criminais, leis e decretos. Além disso, órgãos públicos encontram no Diário Oficial decretos e leis que criam ou extinguem unidades, reorganizam Secretarias, estabelecem atribuições aos funcionários, normas e disposições sobre abertura de créditos.

A versão atualizada e aprimorada da plataforma estará disponível para acesso público a partir desta segunda-feira (29).