Prodesp inicia transformação digital paulista com adesão do Detran.SP a Sistema de Notificação Eletrônica

16 de março de 2023

Motoristas podem obter desconto de até 40% na quitação de multas e acompanhar detalhes de registros de infrações de trânsito

A Prodesp participou do início da transformação digital dos serviços públicos de São Paulo, liderada pelo governador Tarcísio de Freitas. Ao lado da Secretaria de Gestão e Governo Digital a empresa de Tecnologia do Governo do Estado teve papel de destaque na formalização da adesão estadual ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) pelo Detran.SP, que simplifica o acesso a registros de infrações de trânsito e permite até 40% de desconto em multas aplicadas pelo órgão estadual de trânsito.

A principal diretriz digital do Governo de SP é informatizar e simplificar processos para atender a população com mais qualidade, rapidez e eficiência. A Prodesp viabilizou a integração de serviços entre o Detran.SP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que operacionaliza o SNE.

“A digitalização é fundamental para economizarmos recursos e tempo, para tornar a vida do cidadão mais fácil e proporcionar transparência. Quanto mais digital, melhor vai ser a sensação da prestação do serviço”, disse o governador.

“Nosso compromisso é que a Prodesp será a empresa que viabilizará a transformação digital de São Paulo. Nossa expertise em TI está voltada para tornar o Estado mais tecnológico por meio de soluções inovadoras. A adesão ao SNE é a primeira de uma série de entregas que faremos para melhorar a vida dos cidadãos”, afirmou o presidente da Prodesp, Gileno Barreto.

A estimativa do Governo de SP é economizar R$ 1 milhão por mês com a eliminação de custos postais para envios de notificações a motoristas multados. A adesão ao SNE também é ambientalmente sustentável e otimiza recursos humanos e financeiros do Estado.

“A adesão ao SNE torna o processo mais rápido, preciso e econômico para o Estado. Com isso, atendemos melhor o cidadão que consegue ter acesso às informações de seu veículo de maneira rápida e descomplicada, além da vantagem de poder regularizar multas com até 40% de desconto. Esse é o caminho da transformação digital que teremos em São Paulo”, ressalta o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.

Para ter acesso ao desconto, o motorista autuado precisa reconhecer a infração no SNE e abrir mão de apresentar recurso. Também é possível acessar detalhes de infrações e indicar o condutor responsável. No momento, apenas as multas administrativas aplicadas pelo Detran.SP e das prefeituras que já aderiram ao SNE terão o desconto aplicado. Em uma segunda etapa, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também integrará o sistema.

“Atender demandas com agilidade e ainda com descontos valoriza os princípios de transparência, rapidez e economia, que são prioritários em nossa gestão”, disse o diretor-presidente do Detran.SP, Eduardo Aggio de Sá.