Tecnologia e meio ambiente: Prodesp celebra ações de sustentabilidade

5 de junho de 2023

Além do Pacto Global da ONU, empresa é a primeira do setor público de TI a se tornar signatária do Acordo Ambiental São Paulo
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, braço operacional da Secretaria de Gestão e Governo Digital, celebra ações de sustentabilidade adotadas ao longo da história da empresa. Entre elas, os aniversários de nove anos e de um ano das assinaturas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Acordo Ambiental São Paulo, respectivamente.
Signatária desde 2014, a Companhia se comprometeu com o Pacto Global da ONU com seus 10 princípios universais e 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras, integralmente alinhadas aos valores e propósitos da empresa.
Como primeira signatária do setor público de TI, a Prodesp assumiu compromisso também com o Acordo Ambiental São Paulo, criado pelo governo paulista sob coordenação da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para incentivar empresas, associações e municípios a se engajarem com a sustentabilidade. A empresa busca a redução de gases de efeito estufa até 2030, com a meta de queda de 20% das emissões, uma média de 2% a 2,5% ao ano.
Sustentabilidade no cotidiano da Companhia
Referência nacional no desenvolvimento de soluções e produtos de TI, a Prodesp investe desde 2002 em certificações ISO. Hoje, além de certificações em gestão da qualidade (ISO 9001), gestão da segurança da informação (ISO 27001), gestão de serviços de TI (ISO 20000), a companhia também foi pioneira no setor de tecnologia pública a conquistar o ISO 14001 em gestão ambiental, que se aplica à otimização do consumo de água e energia, minimizando a geração de resíduos sólidos como papel, papelão, lâmpada e madeira.
Na frente de diminuição de resíduos e seus impactos, em 2022 a Prodesp encaminhou para reciclagem e/ou destinação correta cerca de 21,5 toneladas de papel/papelão e 4 mil lâmpadas.

Sob coordenação da Secretaria de Gestão e Governo Digital, a Prodesp ainda é responsável pela operação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta utilizada em São Paulo para gestão digital de processos. Em um Estado cada vez mais digital, a plataforma permite a eliminação do uso de documentos em papel, o que amplia ganhos de eficiência, segurança, sustentabilidade e redução de custos.