Projeto desenvolvido pela Prodesp modernizou por completo a publicação oficial do Estado com uso de inteligência artificial
O Governo de São Paulo conquistou o prêmio Gov.Digital 2025 com o projeto da jornada 100% digital do Diário Oficial do Estado (DOESP). A solução, conduzida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e desenvolvida pela Prodesp, transformou por completo a forma de produção, publicação e leitura do Diário, modernizando um serviço de 134 anos de história.
Os impactos são expressivos: o jornal, que recebe 26 milhões de acessos anuais à homepage, passou a operar com mais agilidade, eficiência e acessibilidade, alcançando redução de custos estimada em R$ 10 milhões ao ano e ganhos diretos para quem publica e para quem lê.
Entre as mudanças mais significativas, a diagramação das edições – que antes levava cerca de 180 minutos em processos manuais – agora é realizada de forma totalmente automatizada com inteligência artificial em apenas cinco minutos. O prazo limite para envio de matérias, antes encerrado às 18h, foi estendido até as 23h, trazendo mais flexibilidade aos órgãos e entidades. A implantação de um modelo integrado de compra, envio e publicação digital, com possibilidade de pagamento via Pix, também reduziu processos que antes levavam dias para serem concluídos a apenas alguns segundos.
A modernização inclui ainda o formato HTML responsivo, que amplia o acesso por dispositivos móveis e melhora a experiência de leitura; login seguro via Gov.br, que substituiu a exigência de certificados digitais; e buscas inteligentes com IA, que organizam e estruturam informações como nomeações e exonerações, facilitando consultas e integrando dados a sistemas de gestão. As soluções têm potencial de replicação para todo o País, podendo ser adotada por outros diários oficiais.
Gestão pública em benefício do cidadão
O Gov.Digital é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A premiação reconhece e estimula projetos de governo eletrônico que modernizam a gestão pública em benefício do cidadão e é entregue anualmente durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP).
Nesta edição, além do Governo de São Paulo, concorreram na categoria “Melhor Solução de Governo Digital baseada em Inteligência Artificial” os seguintes órgãos: Governo do Rio Grande do Sul, com a “Identidade Fácil RS” (Procergs), e a Prefeitura de São Paulo, com o “Simplifica AI” (Prodam-SP).
O anúncio da premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (7) durante o 52º SECOP, em Brasília. Durante o evento, em palestras e painéis, a Prodesp apresentou outros casos de destaque em transformação digital, como o Cidades.SP.GOV.BR e a Transferência Digital de Veículos.