
A história da Prodesp se confunde com a própria história do uso da informática no Governo do Estado de São Paulo. Criada em 24 de julho de 1969, pelo Decreto Estadual nº 137, a empresa iniciou suas atividades em outubro do mesmo ano, em uma sala emprestada no prédio da
Secretaria da Fazenda, no centro de São Paulo, com apenas dois funcionários e sem equipamentos.
Um sobrado de três andares, no bairro da Ponte Pequena, foi a primeira sede própria, em 1970. Um IBM 360/65, o primeiro computador, adquirido por cerca de US$ 9 milhões. Em julho do mesmo ano, foi executado o primeiro trabalho: o processamento da folha de pagamento do Estado, então com 290 mil funcionários.
Ao mesmo tempo em que centralizava sua estrutura física em uma nova sede, em Taboão da Serra, a Prodesp orientava sua filosofia de operação no sentido contrário, o da descentralização, com a criação do Centro Regional de Operações de Bauru, das unidades funcionais Segurança Pública e Hospital das Clínicas e a execução dos primeiros serviços de teleprocessamento.
Aos poucos, a Prodesp entrava na vida dos paulistas.






Do solitário primeiro computador na Ponte Pequena, os recursos tecnológicos da Prodesp evoluíram para 14 grandes computadores e uma rede de teleprocessamento com cerca de 900 terminais no princípio dos anos 80.
A democratização da informática, com a popularização dos microcomputadores, impôs novos desafios à empresa, que se transformou para atender às demandas geradas pelo novo modelo tecnológico. E político, já que o País também se democratizava com as eleições diretas para governador.
O parque de equipamentos mais do que duplicou entre 1987 e 1989. E para acelerar a informatização do Interior, foi criada a Rede Estadual de Processamento de Dados, com Centros Regionais de Informática em Campinas, Bauru, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.
Ao completar 20 anos, a Prodesp ampliara significativamente sua presença no dia a dia da administração pública estadual e do cidadão paulista. Da emissão de Carteiras de Identidade e de Motorista à conservação de rodovias, a empresa estava presente em praticamente todas as áreas do Governo.
Unindo competência técnica e criatividade, a Prodesp tornara-se uma importante aliada do processo de modernização do Estado.






Além da assimilação de novas tecnologias numa velocidade sem precedentes na história da empresa, a década de 90 é marcada principalmente pelo início da transformação da Prodesp de birô de processamento de dados em empresa de tecnologia da informação.
O ano da virada é 1995, quando o Estado intensifica o uso da informática como ferramenta de gestão e atendimento ao cidadão (o chamado Governo Eletrônico). São desse período, entre outras soluções, o Sistema Estratégico de Informações e o licenciamento eletrônico de veículos.
Em 1997, foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo um novo paradigma na prestação de serviços públicos, amplamente reconhecido como sinônimo de qualidade no atendimento ao cidadão: o Poupatempo, cuja implantação e administração ficaram a cargo da Prodesp.






A tendência conhecida como Governo Eletrônico ganha força na primeira década dos anos 2000, com a implantação de soluções como a Bolsa Eletrônica de Compras, que permite à administração estadual comprar bens e serviços com grande economia; e a teleaudiência criminal, utilizada pela Justiça para ouvir réus presos a distância, reduzindo gastos e eliminando os riscos de fuga durante seu transporte entre o presídio e o fórum.
Nos anos finais da primeira década do novo século, o Poupatempo experimenta sua primeira grande expansão, atingindo 25 unidades de atendimento em 2010.
O início dos anos 2000 fica marcado também pela criação do Acessa São Paulo, importante iniciativa de governo à época, cujainfraestrutura tecnológica e, posteriormente, operação ficaram a cargo da Prodesp. Durante quase 20 anos, o AcessaSP reinou absoluto como o maior programa de inclusão digital do País, chegando a ganhar em 2013 o prêmio conhecido como o Nobel da inclusão digital, concedido pela Fundação Bill & Melinda Gates.






Definitivamente consolidada como empresa de tecnologia da informação, a Prodesp se posiciona hoje como agente ativo da transformação digital do Governo do Estado de São Paulo, sendo o apoio operacional dos projetos da Secretaria de Gestão e Governo Digital, desenvolvendo soluções inovadoras que estão mudando não só a gestão pública, mas também com o relacionamento com o cidadão.
A Companhia também está presente na infraestrutura de TI do Estado como administradora da Intragov, rede IP multisserviços do governo paulista, que interliga os órgãos estaduais entre si e ao mundo Internet; e com seu Data Center, um dos maiores da área pública na América Latina, onde é processada e armazenada a maior parte das informações dos órgãos públicos paulistas.
Em 2021, nos termos da Lei Estadual nº 17.056/2019 e do Decreto nº 64.418/2019, a Prodesp incorporou a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, empresa com 130 anos de história e também dona de importante legado de inovação na administração pública paulista. Da sinergia da expertise das duas empresas, nasceu uma companhia mais moderna, inovadora, com visão global multidisciplinar, facilitadora de processos e portfólio de serviços ampliado, que passou a incluir a publicação do Diário Oficial do Estado Online e a emissão de certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas.





