De renovação da CNH à emissão de antecedentes criminais: veja os serviços mais acessados do Poupatempo

11 de junho de 2025

Com mais de 120 milhões de atendimentos em 2024, programa reúne serviços essenciais em ambientes digital e presencial, com agilidade e eficiência

Referência nacional na prestação de serviços públicos, o Poupatempo é um importante aliado do cidadão paulista, que encontra em um só lugar mais de 4,3 mil serviços disponíveis – digitais e presenciais –, como emissão de documentos, regularização de veículos e agendamentos de saúde, entre muitos outros. A iniciativa conta com 98,7% de aprovação entre os usuários.

Só no último ano, foram 45 milhões de atendimentos presenciais e 76 milhões de interações digitais, reflexo da modernização contínua e da ampliação da cobertura. O programa abriu 57 mil novas vagas de agendamento por mês em 2024, como parte de um plano de modernização coordenado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). A medida acompanha a crescente demanda por serviços públicos e reforça o compromisso com um atendimento mais ágil e eficiente.

(https://www.agenciasp.sp.gov.br/poupatempo-amplia-oferta-e-abre-57-mil-vagas-de-agendamento-por-mes/)

O Poupatempo conta hoje com 245 unidades físicas em todas as regiões do estado, além dos canais digitais pelo portal poupatempo.sp.gov.br e pelo app Poupatempo SP.GOV.BR. O programa também foi reforçado com a abertura de 36 novos postos nos últimos dois anos.

Entre os serviços mais acessados estão:

Além desses, o programa oferece uma lista extensa de serviços, como aqueles ligados à Justiça Eleitoral, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), agendamento de mamografia, realização de matrícula escolar, consulta ao boletim e à carteirinha do aluno, e serviços da CDHU, Sabesp, Ministério Público, Nota Fiscal Paulista, IPVA, entre outros.

Modernização

Os investimentos no Poupatempo também refletem avanços: em 2024, foram aplicados R$ 150 milhões em modernização, infraestrutura e digitalização — incluindo a implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), que permite o monitoramento em tempo real das unidades e decisões baseadas em dados. Mesmo com a ampliação da estrutura, o programa registrou uma economia de R$ 228,8 milhões no ano.

A inovação também é marca registrada do Poupatempo. Em 2024, o programa foi premiado com o iBest, na categoria Governo Estadual, e com o Smart Customer, pelo projeto “São Paulo em Libras”, que oferece intérpretes ao vivo para pessoas surdas nos canais digitais e presenciais.