Gileno Gurjão Barreto assume a presidência da Prodesp

24 de janeiro de 2023

Advogado passa a comandar a Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável por contribuir na eficiência do setor público e na oferta de soluções tecnológicas inovadoras

O governador Tarcísio de Freitas anunciou o advogado Gileno Gurjão Barreto como o novo presidente da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo. Formado em Direito pela Uniceub, pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP.

Com experiência profissional de 30 anos, atuou como Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Diretor-Presidente da Serpro e também é ex-Conselheiro do Carf e da CSRF. Além disso, possui vasta bagagem em trabalhos de planejamento tributário e de suporte jurídico-tributário para investidores multinacionais e em empresas familiares, voltada para a sucessão familiar e para a gestão de patrimônio. Tem, ainda, experiência destacada em projetos de compliance como auditor externo de grandes empresas nacionais e multinacionais, na redação de proposições legislativas e atuação em consultoria tributária e de gestão para órgãos governamentais (Government Services), estatais e paraestatais, tais como autarquias (RFB), agências reguladoras (ANEEL, ANTT) e entidades de classe (CNI, CNA, CNF).

Nesta gestão a Prodesp passou a ser vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital e não mais à Secretaria de Governo. A nova pasta tem sob seu comando Caio Paes de Andrade, ex-presidente da Petrobras. A designação de Andrade foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 6 de janeiro.

Com 53 anos de existência, a Prodesp é detentora do maior Data Center do setor público em âmbito estadual da América Latina, onde são processadas e armazenadas cerca de 80% das informações de secretarias, órgãos e autarquias do Estado de São Paulo.

Considerada uma das maiores empresas integradoras de solução do Brasil, a Companhia tem em seu portfólio um vasto leque de serviços e produtos aos clientes, atuando no desenvolvimento e integração de sistemas em diferentes plataformas, apresentação de inovações tecnológicas, serviços de Data Center, consultoria e suporte técnico. Entre os produtos oferecidos, estão o processamento de folha de pagamento descentralizada, Sistema de Gestão de Atendimento, gestão de Solução SaaS – softwares como serviços, SP Sem Papel e portais corporativos. Também é responsável pela administração do programa Poupatempo, referência em qualidade na prestação de serviços públicos à população.