certificacoes
Poupatempo

Inovação e Qualidade em serviços públicos


Desde a inauguração da primeira unidade do Poupatempo, na Praça da Sé, na Capital, em 1997, a Prodesp é a responsável pela implantação e operacionalização do programa, que é referência nacional e internacional em inovação e qualidade na prestação de serviços públicos.

Nos seus quase 25 anos sob o comando da Prodesp, o Poupatempo sempre obteve índices de aprovação do cidadão iguais ou superiores a 97% em pesquisas de satisfação anuais realizadas por institutos independentes.

Tal reconhecimento é reforçado por vários prêmios recebidos. Apenas nos últimos sete anos, de 2015 a 2021, o Poupatempo foi eleito o Melhor de São Paulo em pesquisa do Datafolha: seis vezes na categoria Serviço Público, e uma vez em Atendimento ao Cliente.

Do início de suas operações até dezembro de 2020, o programa realizou mais de 605 milhões de atendimentos, o equivalente a quase 14 vezes a população do Estado de São Paulo.

Vinculado à Secretaria de Governo, o Poupatempo possui atualmente mais de 80 unidades em operação, número que deverá se elevar substancialmente em curto prazo com a transformação de mais de duas centenas de postos do Detran.SP em unidades do programa.

Esses novos postos foram concebidos em formato mais compacto, centrados em serviços eletrônicos multicanais, complementados com plataforma única de atendimento presencial.

Mas o principal foco do Poupatempo hoje é a digitalização de serviços. Um trabalho que a Prodesp vem executando em tempo recorde. Mais de uma centena de serviços já está disponível para o cidadão em diferentes canais, como o aplicativo Poupatempo Digital, o portal do programa na Internet e totens de autoatendimento.

Saiba mais em www.poupatempo.sp.gov.br.