No Dia Mundial do Meio Ambiente, empresa destaca ações concretas, reconhecimento internacional e compromisso com a descarbonização até 2050
Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prodesp – empresa de tecnologia do Governo de São Paulo e operadora da transformação digital do Estado – reafirma seu compromisso com a sustentabilidade como valor estratégico. Para o presidente da Prodesp, Gileno Barreto, sustentabilidade e inovação caminham lado a lado. “Atuar com responsabilidade ambiental e excelência em tecnologia pública é o que nos move. Sustentabilidade e inovação não são caminhos paralelos, mas indissociáveis na construção de um Estado mais eficiente e conectado com as necessidades da sociedade.”
A data celebra dois marcos importantes para a Companhia: os onze anos de participação no Pacto Global da ONU e a transição do Acordo Ambiental São Paulo para o processo de ingresso no Compromisso SP Carbono Zero — iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) que incentiva empresas a estabelecerem metas claras de descarbonização até 2050.
Desde 2014, a Prodesp integra o Pacto Global da ONU, incorporando os 10 Princípios Universais e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às suas práticas. Em 2023, tornou-se a primeira empresa pública de TI a aderir ao Acordo Ambiental São Paulo, comprometendo-se a reduzir em 20% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.
A adesão ao SP Carbono Zero, programa estadual alinhado à campanha global Race to Zero da ONU, reforça o protagonismo da empresa na agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). A iniciativa reconhece organizações comprometidas com a elaboração de inventários de emissões e com a definição de metas claras para a neutralização de carbono até 2050.
Como parte da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a Prodesp desempenha papel central na digitalização dos serviços públicos e na construção de uma gestão mais eficiente, transparente e sustentável. A tramitação de 9,5 milhões de processos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por exemplo, evitou o consumo de papel equivalente a 91 mil árvores e gerou uma economia de R$ 2,2 bilhões para o Estado.
Compromisso com o futuro
Referência em tecnologia pública, a Prodesp mantém ações contínuas para minimizar o impacto ambiental de suas operações.
Nos últimos cinco anos, mais de 10 mil itens de bens tecnológicos inservíveis foram corretamente descartados, reforçando o zelo da empresa pelo meio ambiente. Em 2024, mais de cinco toneladas de plásticos – incluindo copos e pastas – foram destinados de forma consciente, reafirmando a gestão responsável de resíduos. A empresa também lidera projetos inovadores, como o Centro de Inteligência Comercial e a digitalização do Diário Oficial do Estado, unindo eficiência, inovação e responsabilidade ambiental.
Reconhecimento internacional
Além das ações ambientais, a Prodesp acaba de renovar quatro importantes certificações internacionais que comprovam a maturidade e excelência do seu Sistema de Gestão:
* ISO 9001 – Gestão da Qualidade: eficiência administrativa, financeira e operacional;
* ISO/IEC 20000-1 – Gestão de Serviços de TI: excelência na entrega e suporte técnico;
* ISO/IEC 27001 – Segurança da Informação: boas práticas na proteção de dados e resposta a incidentes;
* ISO 14001 – Gestão Ambiental: iniciativas para economia de água, energia e redução de resíduos.