Prodesp torna-se Autoridade Certificadora

6 de janeiro de 2022

Companhia passa a oferecer certificados digitais, via e-commerce

A Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo tornou-se oficialmente uma certificadora digital de primeiro nível, credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com isso, a companhia foi autorizada a emitir os certificados digitais como Autoridade Certificadora (AC), ampliando o seu portfólio de serviços e produtos.

A novidade é resultado da incorporação da Imprensa Oficial (Imesp) junto à Prodesp, realizada em agosto de 2021. “A tecnologia está presente no dia a dia, facilitando a vida das pessoas. Quem deseja dar um passo à frente e se formalizar nos meios eletrônicos, com a garantia de autenticidade e segurança nos processos digitais, pode usar os serviços de certificação da Prodesp”, afirma André Arruda, presidente da empresa de Tecnologia do Estado.

A hierarquia de primeiro nível é a mais alta dentre as certificadoras e garante credibilidade equivalente a da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Autoridade Certificadora da Justiça (AC JUS) e da Presidência da República (AC PR). “Agora, a Prodesp já está credenciada como Autoridade Certificadora Prodesp SP Primeiro Nível, Autoridade Certificadora Prodesp Segundo Nível e Autoridade Certificadora Prodesp SSL, e segue os protocolos necessários para que, em breve, inicie a emissão de certificados digitais na Autoridade Certificadora Prodesp (AC Prodesp)”, explica o diretor de Operações, Douglas Viudez.

O certificado digital é como uma identidade eletrônica para quem deseja emitir ou assinar documentos, dispensando a necessidade de procurar um cartório para autenticação, tudo 100% online. Além de pessoas físicas, sobretudo as que atuam nas áreas empresarial, contábil e jurídica, a Prodesp atenderá clientes de governo, como Secretarias Estaduais, Prefeituras, Câmaras Municipais, Tribunais de Contas, Ministério Público, entre outros.

Qualquer pessoa pode obter um certificado digital, para conferir autenticidade às assinaturas, como uma espécie de carimbo que oficializa o documento, que passa a ter validade jurídica. Basta acessar o site da Prodesp (www.prodesp.sp.gov.br), clicar na opção Certificado Digital, efetuar a compra do produto desejado, entre as opções disponíveis, e agendar a emissão do certificado no local de sua preferência ou ainda de forma online, por videoconferência, para realizar a coleta biométrica facial. Os postos do Poupatempo da Lapa e da Sé estão entre as opções de locais de atendimento.