Evento promovido pela Associação Nacional dos Detrans acontece em junho, em São Paulo, com foco em transformação digital, inteligência artificial e mobilidade urbana
São Paulo, maio de 2025 – A Associação Nacional dos Detrans (AND) anuncia a realização da primeira edição da ANDTech – Tecnologias que Conectam, um dos maiores encontros nacionais voltados à inovação nos serviços de trânsito. O evento acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, com correalização do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
A ANDTech reunirá pela primeira vez representantes dos 27 Departamentos Estaduais de Trânsito, autoridades públicas, especialistas do setor e empresas de tecnologia para discutir soluções digitais voltadas à modernização e eficiência dos serviços públicos de trânsito no Brasil.
Com foco em inteligência artificial, automação, análise de dados e cidades inteligentes, a proposta do evento é impulsionar a digitalização de processos, fortalecer a integração entre os órgãos estaduais e fomentar um ambiente colaborativo para a troca de experiências e boas práticas.
“Muito mais que um encontro, a ANDTech tem como objetivo aproximar a sociedade de soluções tecnológicas que tornam o trânsito mais seguro, eficiente e inteligente. É uma oportunidade estratégica para impulsionar a transformação digital no setor público e incentivar parcerias que tragam soluções concretas para os serviços prestados ao cidadão” , afirma o Presidente da Associação Nacional dos Detrans(AND), Givaldo Vieira.
A programação inclui painéis temáticos, exposições tecnológicas, demonstrações práticas, espaços de networking e debates sobre o futuro da mobilidade urbana. Entre os destaques está a palestra de abertura com o advogado e especialista em inteligência artificial Ronaldo Lemos, que abordará o tema “IA aplicada aos desafios dos DETRANs”.
Também participam nomes como Paula Aluani (Google), Ale Fu e Allan Costa, em uma agenda que inclui temas como:
• Tendências e desafios da transformação digital no setor público
• Mobilidade humana na era da IA
• Soluções inovadoras para o setor de veículos
• Uso de dados e tecnologia na segurança viária
• Atendimento com IA conversacional
• Governo digital e eficiência no setor público
• Pedágio Free Flow e novas tecnologias de mobilidade
“A ANDTech será um espaço sem precedentes para fomentar a troca de ideias e experiências entre gestores públicos, especialistas em tecnologia e autoridades de trânsito. Temos a chance real de revolucionar a gestão do trânsito no Brasil”, destaca Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP.
A Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – também participa desta edição. Responsável pelo desenvolvimento e pela operacionalização das soluções digitais do DETRAN-SP, a Companhia apresenta iniciativas que vêm impulsionando a transformação digital dos serviços públicos de trânsito no estado. Entre os destaques está a Transferência Digital de Veículos (TDV), solução reconhecida internacionalmente, que permite a realização de todo o processo de transferência de propriedade de forma 100% digital, em menos de cinco minutos, diretamente pelo celular.
Pré-evento técnico e Fórum de Tecnologia
No dia anterior à abertura oficial, terça-feira (3 de junho), ocorre um Fórum Técnico voltado para a tecnologia, exclusivo para as equipes dos Detrans, a partir das 15h. As palestras abordarão temas como digitalização de serviços, segurança da informação, LGPD e o papel da inovação nos fóruns de trânsito.