Com quase 46 milhões de habitantes, São Paulo lidera a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Brasil. Desde janeiro de 2024, já foram entregues mais de 3,7 milhões de documentos — mesmo com o início posterior em relação a outros estados. A CIN substitui o antigo RG e reúne, em um único registro, dados essenciais do cidadão, com mais segurança, padronização nacional e possibilidade de validação digital.
A emissão é de responsabilidade do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP). O atendimento é realizado em 245 unidades do Poupatempo, principal canal de serviços presenciais e digitais do Estado.
Gerido pela Prodesp — empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) —, o Poupatempo oferece mais de 4,3 mil serviços à população. Entre eles, estão renovação de CNH, agendamento de mamografia, emissão de documentos e atendimento a pessoas com deficiência, como CipTEA e o adesivo veicular TEA.
Para solicitar a CIN, é preciso agendar gratuitamente pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11) 95220-2974. No dia marcado, o cidadão deve apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia). Outros documentos, como CPF, título de eleitor, INSS, carteira de reservista, PIS, NIS e NIT também podem ser incluídos.
A nova identidade conta com QR Code que permite validar sua autenticidade e consultar eventuais registros de furto ou extravio diretamente pelo celular. A versão digital também está disponível no aplicativo GOV.BR, no menu “Carteira de Documentos”.
A expansão da CIN reforça o compromisso da Prodesp com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços públicos cada vez mais modernos, seguros e acessíveis para a população de São Paulo.