Prodesp participa da 19ª edição do Governo Na Área, em Santos

Companhia realizou atendimentos a demandas de municípios da região, pelo programa Sem Papel, e ainda levou serviços do Poupatempo e Bolsa do Povo
O Governo de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 13 de junho, mais uma edição do evento Governo Na Área. Organizada pela Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo, a ação aconteceu na cidade de Santos, visando intensificar as relações institucionais entre autoridades do governo paulista, Prefeituras e Câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população.
“A população de Santos e de toda a Baixada Santista nos recebeu muito bem na nossa visita. Conversamos com as lideranças locais para entendermos a melhor forma de o Governo Estadual contribuir para as necessidades da região”, afirmou o governador Rodrigo Garcia.
Na organização do evento, a Prodesp participou oferecendo suporte operacional, infraestrutura e sistemas no recebimento de demandas dos municípios, pelo programa SP Sem Papel. Foram cerca de 20 solicitações recebidas e direcionadas para acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
Desde 2019, quando foi implantado, o SP Sem Papel, programa que tem como objetivo a eliminação da tramitação de impressos nas repartições públicas, já produziu mais de 40 milhões de documentos digitais.
“O Governo Na Área em Santos foi um sucesso. Tivemos importantes demandas locais levantadas pelo Governo Estadual, que certamente serão revertidas em serviços públicos de qualidade”, explicou o presidente da Prodesp, André Arruda.
Responsável pela gestão do Bolsa do Povo, maior programa social de transferência de renda de São Paulo, e do Poupatempo, considerado o melhor serviço público do Estado, a Prodesp também ofereceu orientações sobre os dois projetos.
Nas cidades da região, o Bolsa do Povo – maior programa de assistência social da história de São Paulo, operacionalizado pela Prodesp – já realizou o pagamento de R$ 19 milhões aos cerca de 25 mil beneficiários ativos entre os 19 programas sociais oferecidos.
Dos 123 postos em fase de implantação em parceria com as prefeituras, cinco estão na região de Santos, no município de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Hoje, a população local já conta com quatro postos em funcionamento nos municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, que juntos nos primeiros quatro meses do ano totalizam 301 mil atendimentos. Os serviços mais procurados são as solicitações de RG e CNH. Em 24 anos de história, o Poupatempo mantém sua premissa de atender cada vez mais e melhor.
Durante o evento, colaboradores do Poupatempo distribuíram cartilhas com o passo a passo dos serviços eletrônicos mais procurados nas plataformas do programa. Já são mais de 200 opções oferecidas no portal – www.poupatempo.sp.gov.br –, aplicativo Poupatempo digital e nos totens de autoatendimento, disponíveis em todas as unidades do programa.
No local, os participantes puderam testar os serviços oferecidos no totem, disponibilizado pelo Poupatempo, entre os quais estão solicitação de segunda via de RG e CNH, emissão de atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos e restrições de veículos, entre outros.
Em Santos, o Poupatempo fica na Rua João Pessoa, 246, no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, mediante agendamento prévio, pelos canais digitais do programa.