Prodesp participa de mais uma edição do Governo Na Área, em Campinas

18 de abril de 2022

Governador Rodrigo Garcia descerrou placas de inauguração de seis novas unidades do Poupatempo na região
Nesta segunda-feira (18), o Governo de São Paulo realizou a quinta edição do evento Governo Na Área. Desta vez, a ação aconteceu na cidade de Campinas, com o objetivo intensificar as relações institucionais entre autoridades do governo paulista, Prefeituras e Câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população.
Na ocasião, o governador Rodrigo Garcia descerrou as placas de seis novas unidades do Poupatempo para os municípios de Amparo, Itapira, Jaguariúna, Mogi Mirim e Paulínia, além da unidade do centro de Campinas, que tem formato inovador, foco no digital para que os usuários tenham mais autonomia para concluir suas solicitações.
“Hoje é um dia muito especial, uma oportunidade de atender as demandas de municípios da região e comemorar a inauguração de mais seis postos do Poupatempo, que é considerado o melhor serviço público de São Paulo, incluindo a nova unidade no centro de Campinas”, afirmou o governador Rodrigo Garcia.
Como organizadora do evento, a Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado -, participou oferecendo todo o suporte operacional, de infraestrutura e sistemas, no recebimento de demandas dos municípios, pelo programa SP Sem Papel. Foram 80 solicitações recebidas e direcionadas para acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
Desde 2019, quando foi implantado, o SP Sem Papel, programa que elimina a tramitação de impressos nas repartições públicas, já produziu mais de 38 milhões de documentos digitais.
Responsável pela gestão do Bolsa do Povo, maior programa social de transferência de renda de São Paulo, e do Poupatempo, considerado o melhor serviço público do Estado, a Prodesp também ofereceu orientações sobre os dois projetos.
Na região de Campinas, o Bolsa do Povo contabiliza 73 mil beneficiários assistidos e mais de R$ 36 milhões em benefícios pagos entre os 19 programas sociais oferecidos.
O Poupatempo já está presente hoje em 27 municípios próximos à Campinas. Dos 28 postos em funcionamento, 17 deles foram abertos nos últimos três anos, beneficiando uma população estimada de 3 milhões de habitantes. E para que os moradores não tenham que se deslocar aos grandes polos, outros 31 foram anunciados e seguem em implantação pelas prefeituras, parceiras do Estado no plano de expansão. Em 24 anos de história, o Poupatempo mantém sua premissa de atender cada vez mais e melhor.
“A quantidade de postos do Poupatempo na região de Campinas aumentou de forma significativa nos últimos três anos. Em mais de 20 anos de existência, eram apenas 11 unidades no entorno. Mas com todos os esforços feitos pelo governo de São Paulo nesta gestão para ampliar a capilaridade do programa, inclusive para cidades de menor porte, chegaremos a 59 até o final do ano. Levar serviços de qualidade, com agilidade, conforto e segurança aos usuários é nossa missão” explicou o diretor da Prodesp, Murilo Macedo.
Durante o evento, colaboradores do Poupatempo distribuíram cartilhas com o passo a passo dos serviços eletrônicos mais procurados nas plataformas do programa. Já são quase 200 opções oferecidas no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo digital e nos totens de autoatendimento, disponíveis em todas as unidades do programa.
No local, os participantes puderam testar os serviços oferecidos no totem, disponibilizado pelo Poupatempo, entre os quais estão solicitação de segunda via de RG e CNH, emissão de atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos e restrições de veículos, entre outros.
Em Campinas, o Poupatempo está presente no Campinas Shopping, que fica na Rua Jacy Teixeira Camargo, 940 – Jardim do Lago – e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, mediante agendamento prévio, pelos canais digitais do programa. E agora também no recém-aberto posto central, localizado na Avenida Anchieta, 200, – Centro – onde o atendimento é oferecido funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.