Artigo: Sistema Eletrônico de Informações chega aos municípios paulistas

12 de abril de 2024

Gileno Gurjão Barreto
Presidente da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo

Ao iniciarmos a gestão na Prodesp, recebemos uma missão desafiadora: dar suporte à Secretaria de Gestão e Governo Digital para operacionalizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a toda administração pública estadual. Inspirado na solução desenvolvida inicialmente em âmbito federal, desde o ano passado o Estado de São Paulo aderiu à solução.

Seguindo a tendência do acesso universal aos dados, o sistema se mostrou fundamental para dar mais transparência, reduzir burocracia e conferir ainda mais qualidade às entregas para os paulistas. Em tempo recorde, possibilitamos que a totalidade dos órgãos e entidades públicas estaduais estivessem incorporados à plataforma. Integrante do projeto São Paulo Mais Digital, a ferramenta é uma estratégia conjunta adotada para construção de infraestrutura pública de processos e documentos administrativos em ambiente eletrônico.

Agora em sua segunda fase, avançamos na proposta de transformação digital do Estado, por meio da disponibilização de serviços das prefeituras. Para aprimorar esta relação, auxiliaremos na disseminação do SEI Cidades SP.GOV.BR junto às municipalidades. Como responsável técnica pelo sistema, a Prodesp promove agendas itinerantes com as prefeituras para a implementação.

Entre as vantagens da adesão, destacamos a eficiência dos processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos compatíveis; o controle de nível de acesso e a tramitação simultânea em múltiplas unidades. Por meio de uma interface intuitiva, a plataforma oferece ainda funcionalidades específicas, como controle e tempo de prazos, estatísticas da unidade, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, textos padrão, assinatura e organização em bloco, e outros.

O SEI Cidades SP.GOV.BR é atualmente o maior projeto de integração tecnológica do Brasil. A ferramenta impacta positivamente a satisfação dos usuários, gera economia para a coletividade no uso dos serviços públicos e, sobretudo, melhoria na eficiência da gestão pública através da ampliação da transformação digital. E para além disso, reduz o consumo de impresso, tornando São Paulo mais sustentável.

Atualmente são 254,5 mil usuários cadastrados e 5,3 milhões de documentos administrativos processados de forma eletrônica, que se colocados juntos equivaleriam a 44 mil eucaliptos preservados. O Estado já conta com o maior número de usuários da ferramenta no país.