Estão abertas as inscrições para o Bolsa do Povo, que beneficia estudantes da rede estadual

6 de setembro de 2021

Programa operacionalizado pela Prodesp incentiva alunos em situação de pobreza a permanecerem no ensino médio

As inscrições de jovens no Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes já estão abertas. O programa prevê o pagamento de até R$ 1 mil, proporcionalmente, por ano letivo a estudantes do ensino médio em situação de pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de evitar a evasão escolar. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental também podem participar. O processo poderá ser feito pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br, até o dia 13 deste mês.

Operacionalizado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, o Bolsa do Povo unifica programas estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes a cada beneficiário.

O Bolsa do Povo Educação deve atender 300 mil estudantes em situação de vulnerabilidade, com investimento total de R$ 400 milhões pelo Governo de São Paulo. O benefício será condicionado à frequência escolar mínima de 80%, dedicação de 2 a 3 horas de estudos pelo aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP) e à participação nas avaliações de aprendizagem.

“A evasão escolar é um dos desafios da educação agravados pela pandemia. Para auxiliar famílias a se manterem com dignidade, o Estado de São Paulo oferece diversos programas unificados pelo Bolsa do Povo. No caso da Educação, se trata de um benefício pensado especialmente para os estudantes que, quanto mais se capacitarem, mais chances terão de conquistarem um futuro melhor. Para isso, a Prodesp investe em ferramentas de fácil acesso, que podem ser usadas em qualquer hora e local, simplificando e dando mais autonomia às pessoas na hora de se cadastrarem e acessarem informações sobre seus benefícios”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.

Para se inscrever, o estudante precisa acessar o portal www.bolsadopovo.sp.gov.br, clicar na opção ‘Educação – Estudantes’, depois em ‘Se Inscreva’, e preencher o número de seu RA (Registro de Aluno). Caso seja elegível, ele será direcionado ao site da Secretaria Escolar Digital, e dará continuidade à inscrição.

Atualmente, fazem parte do Bolsa do Povo os programas Vale Gás, SP Acolhe, Ação Jovem, Aluguel Social, Bolsa Talento Esportivo, Renda Cidadã, Via Rápida, Bolsa Trabalho, Prospera Família, Novotec Expresso e o Bolsa do Povo Educação.

Bolsa do Povo

O maior programa de assistência social da história do Estado, o Bolsa do Povo unificou ações de transferência de renda, criou novos benefícios e simplificou o compartilhamento de informações e o repasse dos valores à população elegível para cada um dos sete eixos de amparo. A previsão é de que mais de 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social sejam beneficiadas pelo programa.

Quem quiser saber se tem direito aos programas sociais oferecidos pelo Bolsa do Povo, pode entrar no site www.bolsadopovo.sp.gov.br e realizar a pesquisa pelo número do NIS – Número de Identificação Social.

Para outras dúvidas, a opção é acessar os canais de atendimento, enviando uma mensagem pelo WhatsApp ao número (11) 98714-2645 ou ligando para a central de atendimento telefônico, disponível através do 0800 7979800. Os canais eletrônicos funcionam 24h por dia, sete dias por semana, permitindo ao cidadão realizar sua solicitação no momento em que lhe for mais conveniente. Caso precise de um atendimento individualizado, funcionários estão disponíveis pelo telefone ou WhatsApp de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.