Prodesp apresenta Relatório de Administração 2023

3 de abril de 2024

A Prodesp publicou nesta semana o Relatório de Administração de 2023. O documento registra as mudanças estruturais na Companhia, que é vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), no processo de desburocratização do Estado.

O material mostra o novo direcionamento estratégico da empresa, as principais entregas para os clientes, as ações para redução de despesas e aumento da eficiência operacional, além do desempenho financeiro em 2023. Entre os destaques desta edição estão a modernização do parque tecnológico e sua reestruturação organizacional.

Empenhada em tornar São Paulo cada vez mais referência em governança digital, garantindo eficiência à administração pública e trazer facilidades à população, a Prodesp é a responsável pelo desenvolvimento das principais entregas do Estado no âmbito da transformação digital, além de administrar o programa Poupatempo SP.GOV.BR, referência em qualidade e eficiência na oferta de serviços públicos, de forma presencial e digital.

 

Entre as principais entregas do período, destaque para projetos idealizados pela SGGD, como a adoção do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, plataforma de produção e gestão de processos digitais já utilizada pelo Governo federal e por vários estados e municípios; o uso do login GOV.BR como chave única de acesso aos serviços digitais do Estado; o SOU.SP.GOV.BR, aplicativo que reúne no celular a vida funcional dos servidores paulistas; o novo Diário Oficial; e os avanços do Poupatempo SP.GOV.BR, que ganhou novas unidades físicas e ampliou significativamente a oferta de serviços digitais em seus canais. Merecem menção, ainda, a plataforma para emissão da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; a opção do PIX para pagamento do IPVA e outros débitos relacionados a veículos; a adesão de São Paulo ao Sistema de Notificação Eletrônica, possibilitando ao cidadão o pagamento de multas de trânsito do Detran-SP e do DER.SP com descontos; e as soluções para viabilização do programa Sala do Futuro, que busca modernizar a educação e reduzir a evasão escolar.

Como hub de tecnologia do Estado, a empresa passou por modernização em sua infraestrutura. No âmbito interno, promoveu uma reestruturação organizacional, adotando iniciativas para redução de custos operacionais e renegociação de contratos com fornecedores.

Com 17,7 mil funcionários, somando próprios e terceiros, incluindo colaboradores do programa Poupatempo SP.GOV.BR, a Companhia investiu R$ 431,9 milhões em transformação digital. No ano, a empresa obteve uma receita bruta de R$ 2,5 bi, registrando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Somando-se receita e convênios, o total foi de R$ 3,5 bi.

Outros destaques do Relatório de Administração 2023:

Infraestrutura e Serviços Operacionais
Dona do maior Data Center público em âmbito estadual da América Latina, com 800 metros quadrados, mainframes, salas cofre, robôs, a Companhia tem a responsabilidade de armazenar e processar informações de milhões de cidadãos paulistas. Possui 3,6 mil servidores físicos e virtuais, com capacidade para trafegar 650 terabytes por semana.

Privacidade e Proteção da Informação
Dentro do processo de construção do Programa de Governança em Privacidade e Proteção da Informação, a Prodesp elaborou planos de ação e desenvolveu atividades para que a Companhia siga em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e às boas-práticas de governança em privacidade e proteção de dados pessoais.

Planejamento Estratégico

Como acontece nas grandes corporações, a Prodesp conta metas pré-estabelecidas para os próximos cinco anos da gestão. O Planejamento Estratégico aponta o direcionamento a ser seguido pela Companhia, reforçando a importância da participação e integração dos funcionários para o cumprimento dos objetivos da organização.

Soluções inovadoras
Hub de tecnologia, a empresa conta com um portfólio robusto de produtos e soluções inovadoras, voltadas para o atendimento das necessidades de cada cliente, com pacotes direcionados a cada perfil, como acesso à nuvem pública, correio e colaboração, portais, inteligência artificial, gestão de atendimento ao cidadão, modernização física do parque tecnológico, digitalização de documentos, monitoramento de metas, sistemas online, entre outros.

Atuante em todos os órgãos da administração estadual, mais de 400 prefeituras de cidades paulistas, além de clientes fora do Estado, a Companhia é a parceira perfeita para novos negócios e oportunidades, pois além de apoiar o desenvolvimento e a modernização da gestão pública, tem como missão facilitar a vida da população.

Certificações ISO

Reconhecida por sua atuação em TI, a empresa também adota as melhores práticas quando o assunto é sustentabilidade. Desde 2002 a empresa investe em certificações ISO. Atualmente, além de certificados em gestão da qualidade (ISO 9001), gestão da segurança da informação (ISO 27001), gestão de serviços de TI (ISO 20000), a Prodesp foi pioneira no setor de tecnologia pública a conquistar o ISO 14001 em gestão ambiental, que se aplica, entre outros aspectos, à otimização do consumo de água e energia, bem como a minimizar a geração de resíduos sólidos, como papel, papelão, lâmpada e madeira.

Prêmios
Entre os prêmios recebidos em 2023, estão Empresas + Éticas do Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, o Empresas Mais, pelo jornal O Estado de S. Paulo e FIA Business School, e o de destaque do ano no Anuário Informática Hoje, da Fórum Editorial, na categoria serviços para governo. O Poupatempo SP.GOV.BR, programa operacionalizado pela Prodesp para a SGGD, ganhou o Prêmio iBest na categoria iniciativa digital em governos estaduais.

Para 2024, a Prodesp seguirá atenta às necessidades de melhorias e aperfeiçoamento, para que a empresa seja cada vez mais relevante em seu segmento, ampliando as entregas e oferecendo mais e melhores serviços a seus clientes.

A versão completa do Relatório de Administração 2023 está disponível no site.