Prodesp conquista novo nível de certificação internacional em desenvolvimento de softwares

24 de janeiro de 2023

Referência desenvolvida por universidade dos EUA assegura integração de processos e excelência em serviços
A Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, conquistou o nível 3 da certificação internacional CMMI (Capability Maturity Model Integration) em ciclos de desenvolvimento de softwares. Desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon, dos EUA, o CMMI é referência global de excelência em práticas e serviços de TI, impulsionando a capilaridade e transversalidade da Prodesp na produção e oferta de inovação digital.
Ainda em dezembro de 2022, a DDS (Diretoria de Desenvolvimento de Serviços) da Prodesp iniciou o processo de auditoria para obtenção do nível 3 de maturidade do CMMI Development – versão 2.0, que é um diferencial de destaque entre empresas e clientes do mercado de TI.
Com as normas estabelecidas pelo novo padrão, as equipes de analistas e técnicos da Prodesp passam a contar com referências pré-determinadas para processos como documentação, visão de arquitetura e manutenção de sistemas, entre outros processos.
A certificação CMMI também cria uma relação mais clara e direta com os clientes sobre as obrigações da Prodesp e as necessidades estruturais para parcerias bem-sucedidas. Assim, a padronização internacional vai balizar tanto o desenvolvimento de soluções digitais como a prestação de serviços da companhia.
O objetivo da Prodesp é que as regras do nível 3 da CMMI também se estendam ao acompanhamento de clientes, testes de usabilidade e manutenção de sistemas. O modelo foi projetado para ser compreensível, acessível, flexível e integrado a outras metodologias.
A Prodesp busca a aderência total do modelo CMMI v2.0 com as metodologias já utilizadas na empresa, como PNPP – Processo de Negócios e Produtos Prodesp, MDSw – Metodologia de Desenvolvimento de Software Prodesp e DevSecOps.

Com a expressiva ampliação de demandas e clientes nos últimos anos, a Prodesp ganha ainda mais credibilidade e confiança reconhecidas mundialmente para suprir as necessidades de mercado.